Afetividade no Contexto Sala de Aula

Postado em 18/10/2021

Afetividade no Contexto Sala de Aula

Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno. Esses, de acordo com o autor, referem-se aos vínculos afetivos entre professor e alunos, bem como às normas e exigências objetivas que regem o procedimento dos alunos.

Vale ressaltar que a afetividade a qual o autor assinala, não refere-se ao carinho do professor para com determinada criança. Mas uma afetividade voltada para a relação do professor em relação ao contexto grupal, de forma que o professor adote uma postura afetiva e positiva com o mesmo, onde exerça sua autoridade (não autoritarismo).

De acordo com Gadotti, alguns valores que até então são interditados na escola devem ser resgatados, tais como: sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças.

As boas inter-relações promovem um ambiente mais agradável e com isso possibilitam a oportunidade de um processo de ensino aprendizagem mais eficaz. Boas relações se manifestam por meio de diálogo, troca, paciência, compreensão, tolerância.

Contudo, a questão das regras em sala de aula também é importante para a organização, assim como em qualquer outro contexto de convivência.

Outras Notícias

 

As férias proporcionam outras experiências de vida
Postado em 24/11/2021

É familiar a todos os jovens alunos ter que simultaneamente estudar para os testes, fazer os TPC’s e trabalhos de grupo, entre todas as restantes responsabilidades.

As crianças não têm tempo para viver a infância e brincar, sofrendo pressões...
leia mais »

Alunos bagunceiros
Postado em 02/11/2021

Aluno bagunceiro em sala de aula é o que perturba o andamento da aula, prejudicando a aprendizagem - não só a própria como a dos outros colegas. Não vou listar aqui as bagunças mais comuns ou até mesmo as especiais para não estimular o leito...
leia mais »

7 maneiras de se manter calmo durante os estudos
Postado em 11/10/2021

Está se sentindo estressado enquanto estuda? O comportamento é comum, mas pode prejudicá-lo. Confira dicas para se manter calmo durante os estudos

Estudar é essencial para o sucesso acadêmico, ainda que seja uma tarefa chata. Contudo, a necessidade se t...
leia mais »