7 maneiras de se manter calmo durante os estudos

Postado em 11/10/2021

7 maneiras de se manter calmo durante os estudos

Está se sentindo estressado enquanto estuda? O comportamento é comum, mas pode prejudicá-lo. Confira dicas para se manter calmo durante os estudos

Estudar é essencial para o sucesso acadêmico, ainda que seja uma tarefa chata. Contudo, a necessidade se torna ainda mais estressante se o objetivo é se preparar para grandes provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou um vestibular. Esse nervosismo desnecessário pode tornar tudo mais difícil, de maneira que entender os conteúdos se torna praticamente impossível. Se você sofre com esse problema, confira dicas simples para manter a calma:

 1. Converse consigo mesmo

Talvez pareça coisa de louco, mas falar consigo mesmo faz uma enorme diferença no seu desempenho. No entanto, você deve estar atento ao conteúdo daquilo que diz. Depreciar a si mesmo não vai ajudar em nada, o ideal é que você use palavras de incentivo. Diga que você é inteligente o suficiente para terminar aquela tarefa. Isso vai ajudar.

2. Sente-se corretamente

A postura importa mais para um bom desempenho do que você imagina. Sua linguagem corporal envia sinais ao seu cérebro, de modo que sentar-se ereto dá a você um ar de confiança que seu cérebro leva a sério. Se você se sente muito tenso ou sobrecarregado durante os estudos ou uma prova, perceba sua postura. Ajeite-se e então continue.

3. Respire profundamente

Quando nos sentimos nervosos é comum que a respiração se torne mais superficial, mas esse tipo de comportamento prejudica você. Procure se acalmar respirando profundamente e expirando lentamente. Coloque uma mão no seu peito e a outra na barriga quando fizer isso, para sentir o diafragma. Esse exercício é bastante simples e garante que você recupere o controle diante daquela questão impossível de ser resolvida.

 4. Abra sua mente

Uma das principais razões para perder a calma durante os estudos é a mente fechada. Se você coloca na sua cabeça que não tem condições de entender determinado conceito, dificilmente conseguirá. Esteja aberto para o conhecimento. Seja paciente e tente repetidas vezes.

5. Aceite seus erros

Lembre-se: você está apenas estudando. É claro que um bom desempenho nos estudos pode garantir uma nota dez na hora da prova, mas errar faz parte do processo de aprendizagem. Não se culpe por cometer alguns erros durante os estudos, apenas lembre-se de marcar suas principais dificuldades para discuti-las com seus professores.

6. Tenha limites

Talvez você acredite que estudar loucamente alguns dias antes da prova seja a melhor solução para aquele conteúdo que você não entende, mas isso só vai confundir as coisas na sua cabeça. Trabalhe dentro dos limites aceitáveis, estabelecendo uma rotina de estudos que não sobrecarregue você.

7. Transforme o estudo em hábito

Assim como você viu na dica anterior, não vale a pena se estressar estudando alguns minutos antes da prova. O ideal é que você transforme o estudo em um hábito, de modo que todos os dias você realize uma sessão. Isso vai fazer com que você organize os temas com mais tranquilidade e tenha mais tempo para absorver os conceitos.

Outras Notícias

 

As férias proporcionam outras experiências de vida
Postado em 24/11/2021

É familiar a todos os jovens alunos ter que simultaneamente estudar para os testes, fazer os TPC’s e trabalhos de grupo, entre todas as restantes responsabilidades.

As crianças não têm tempo para viver a infância e brincar, sofrendo pressões...
leia mais »

Alunos bagunceiros
Postado em 02/11/2021

Aluno bagunceiro em sala de aula é o que perturba o andamento da aula, prejudicando a aprendizagem - não só a própria como a dos outros colegas. Não vou listar aqui as bagunças mais comuns ou até mesmo as especiais para não estimular o leito...
leia mais »

Afetividade no Contexto Sala de Aula
Postado em 18/10/2021

Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno. Esses, de acordo com o autor, referem-se aos vínculos afetivos entre professor e alunos, bem como às normas e exigências objetivas que regem o procedimento dos alu...
leia mais »